terça-feira, 27 de maio de 2014

Dicas de Ilustradores: Frank Frazetta

Comecei a postar no facebook do Como Viver quando se é infeliz dicas de ilustradores as terças e quintas, quando não tem atualização no blog.

Mas fiquei meio encanado, poderia postar essas dicas no blog em si, mas não queria misturar as coisas, a leitura na internet é tão imediatista que alguém poderia pensar que essas pinturas colocadas lá como referência são minhas ou qualquer outra confusão que o valha.

Então vou postar aqui, as terças e quintas dicas de ilustradores que eu acho muito bons.

No face já falei do Ben Basso, um cara que eu adoro (veja mais aqui) e já indiquei também o Bill Sienkiewicz

Já que é pra começar uma seção nova, vamos começar com um que não tem como errar: Frank Frazetta.

Frazetta é aquele cara que todo mundo que estuda desenho e pintura costuma ouvir uma hora ou outra como referência.

Ele foi um dos grandes desenhistas da Era de Ouro dos Quadrinhos americanos mas seu legado de maior impacto foram as pinturas a óleo de fantasia medieval, várias das quais ilustraram as capas do Conan.

A força de Frazetta merece elogios e análises em vários aspectos, além de uma técnica impecável que equilibrava perfeitamente transparência e opacidade, uma construção de um contraste impactante, ele era um bom ilustrador no sentido de posicionar bem todos os elementos na pintura, dando vida e movimento em tudo que fazia.

Frazetta morreu em 2010, mas seus trabalhos serão lembrados e estudados por muitos anos. Pra quem se interessar, tem esse livro sobre ele (em inglês) aqui. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário