quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dicas de ilustradores: John Singer Sargent

Como eu citei o Sargent nesse post, acho justo apresentar melhor ele. 

Sargent (1856 - 1925) é considerado o melhor retratista americano da sua geração, vale uma observação quanto a nacionalidade dele. Ele é filho de pais americanos, mas nasceu na Itália, viveu pela Europa e morreu na Inglaterra. 

Sargent ficou famoso por suas pinturas a óleo, mas também produziu muitas aquarelas. 

Como sempre na pintura o que mais chama atenção é a qualidade do contraste no seu trabalho, como é comum ele trabalhou muito com fundos escuros dando um grande destaque para os rostos iluminados.

Uma coisa que eu gosto no Singer é que mesmo sendo um pintor naturalista, com grande atenção ao detalhe e tudo mais, você nota uma estilização no seu trabalho. Em vários quadros você vê a opção por recortes retos e outras simplificações. Na pintura também ele conservava o hiperdetalhismo nos rostos e resolvia roupas muitas vezes de forma simples e elegante. 

Sargent é daquelas referências inestimáveis e todos que pintam volta e meia acabam fazendo uma releitura do seu trabalho. 

Abaixo, além de alguns quadros que eu acho muito legal, separei um desenho dele (gosto muito de ver os desenhos dos pintores, eles têm opções muito curiosas de escolha de linhas e massas. 

Também tem uma foto do Sargent no estúdio dele pra dar ideia da dimensão de alguns dos quadros que ele fazia. 




Repare como ele resolve o tecido da roupa de forma simples.





Veja o contorno desse rosto, vê as linhas retas e os recortes lindamente estilizados?










Compre vários produtos com minhas ilustrações aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário