segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Inhotim

Quem acompanha o blog percebeu que eu estava de férias. 

Ainda não acabaram as férias, mas pra já ir entrando no ritmo vou voltar essa semana com esse blog e semana que vem volta o outro. 

Vou começar com uma dica das férias: Inhotim.

Eu achava que Inhotim era um daqueles lugares que todo mundo já tinha ouvido falar, mas me surpreendi com a grande maioria das pessoas com "cara de ué" quando a gente falava que ia pra lá nas férias. 

Inhotim é um museu particular de arte contemporânea e botânica.

Aberto ao público desde 2006, na cidade de Brumadinho (próximo a Belo Horizonte, Minas Gerais) o museu ocupa uma área imensa de 110 hectares repleta de prédios de arquitetura moderna, instalações imensas de arte contemporânea, esculturas e uma vegetação maravilhosa trazida do mundo todo. 

É importante dizer que existem uma série de acusações e suspeitas que a Inhotim seja um esquema de lavagem de dinheiro, que abusa de dinheiro público e isenções para fins particulares, mas acho que cabe dois pontos importantes nessa questão:

1- Inhotim tem uma manutenção impecável, emprega muita gente e a maior parte de seus gastos são com custos subjetivos. Não existe forma de mensurar o valor real das obras de arte lá e nem do projeto arquitetônico dos prédios e isso é uma característica que tanto ajuda a fomentar essas suspeitas quanto inviabiliza prová-las.

2- Tanta gente rouba, lava dinheiro e não produz nada de útil para o país, pelo menos Inhotim está sustentando uma forma de arte e mantendo estudos de botânica (sim chegamos no ponto que temos que nos apegar a qualquer fiapo de ética ou estética).

Dito isso, o que mais me impressionou em Inhotim é a imensidão do lugar. 

Tem umas duas dezenas de prédios (galerias) espalhados pelo local e todos estão distantes o suficiente uns dos outros a ponto de que um não "toca" na paisagem do outro. Existe todo um cuidado não só com a arquitetura dos prédios em si, mas com o seu entorno. Tem vários lagos artificiais, muita vegetação e a sensação constante por todo o lugar é que você está isolado no meio da mata e aquele prédio na sua frente é a única construção existente em quilômetros de distância.

Confesso que não sou fã de arte contemporânea, mas a pessoa construir um prédio inteiro para colocar uma obra de arte dentro é algo surpreendente. 

Se você pesquisar por aí sobre Inhotim verá que a maioria das pessoas dizem que você precisa de no mínimo 2 dias para ver tudo, daí vai muito de cada um. 

De fato em um dia você não consegue ver tudo por conta da distância entre cada prédio. Também é necessário usar uns carrinhos para transporte interno para chegar nas áreas mais distantes. 

O que a gente fez foi cobrir toda a área que era possível ver a pé e com isso você pode dizer que teve a "experiência" Inhotim satisfatoriamente (fomos marcando no mapa o que tinha para ver e vimos uns 70% das atrações). Não vi todas as obras, mas as obras em si não me interessavam tanto. O que interessava era aquele ambiente, aquele visual e tudo mais. 

Passei um dia em Inhotim, não vou dizer que voltaria lá porque tem tanta coisa pra conhecer por aí e o dinheiro e o tempo são tão limitados que não acredito que voltar lá é a melhor opção. 

Mas ao mesmo tempo diria facilmente que é sim um dos lugares "obrigatórios" para se visitar, nem que seja um único dia na vida. 

Ah, é claro, se você for um amante de arte contemporânea e for uma daquelas pessoas que "sente" as obras de arte... bem, daí você vai precisar de uma semana lá. 

Dicas práticas:

Não tem quase nada em Brumadinho, então se você quer ir só um ou dois dias, uma boa ideia é ficar hospedado em BH e ir bem cedo pra Inhotim e voltar a hora que fecha. Tem um ônibus da empresa Saritur que faz o trajeto (é bom comprar antes a ida e a volta, eles vendem pela internet, mas tem que trocar o "voucher" por passagens na rodoviária).

Fazendo isso você aproveita Inhotim e aproveita pra comer a noite em BH que tem vários lugares legais. 

Ah, vale lembrar que de terça-feira a entrada é grátis e de segunda não abre, mas você pode ver tudo isso aqui

Não pode tirar foto dentro de nenhuma galeria, então tem umas fotinhos aí em baixo só da vegetação local. 

De longe a galeria que eu mais gostei foi a da Adriana Varejão, é o prédio mais bonito que eu vi e os azulejos delas são muito legais.














Compre vários produtos com minhas ilustrações aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário