segunda-feira, 11 de maio de 2015

O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação

Não conheço muito de autores japoneses. Leio mangás e conheço Murakami. Já ouvi dizer que Murakami não é muito bem visto lá por ter gostos muito ocidentais, mas também sempre ouço que ele é um eterno candidato ao Prêmio Nobel.

Como disse não entendo muito de autores japoneses, mas nem preciso para dizer que eu sou extremamente favorável ao Nobel de Murakami. 

Acabei de ler O incolor Tsukuru Tazaki e só posso dizer que é um livro maravilhoso - como o esperado. 

Murakami é um autor adulto de verdade, isso quer dizer que ele não escreve histórias bobas elevadas a categoria "adulta" só por ter sexo e violência. 

Quem já leu Marakami sabe o que vai encontrar, personagens com um certo distanciamento da realidade um ou outro elemento que pode ser visto como místico/espiritual/coincidência, mas que não é centro da trama e sim uma metáfora elaborada, e uma narrativa calma, melancólica, que, misteriosamente, ao mesmo tempo, é um turbilhão de emoções muito intensas.

(tem um "bingo" com elementos recorrentes na ficção de Murakami feito pelo NY Times, está abaixo da capa do livro, só é importante lembrar que esses elementos, apesar de recorrentes, não estão todos em um mesmo livro)

O Incolor Tsukuru conta a história de um jovem que pertencia a um grupo muito unido de cinco amigos até que um dia, sem maiores explicações, ele é "expulso" desse grupo e perde essas amizades que tanto prezava. 

Ele segue a vida - da melhor forma que pode - sem grande emoções nem decepções até que conhece Sara, uma mulher que ele deseja e que o convence a procurar esses amigos e a entender porque ele foi cortado do grupo. 

Não há como descrever como é bonito o livro. Cheio de metáforas visuais maravilhosas, com uma narrativa sóbria, inteligente e madura, Murakami leva o leitor nessa viagem por dentro do "vazio" Tsukuru Tasaki, 

Vale muito a pena ler Murakami e conhecer um estilo narrativo diferente do ocidental com suas peculiaridades, pesos e estruturas particulares. 

Separei abaixo algumas frases que eu recortei do livro - vou fazendo anotações do que eu gosto e posto no blog para ficar fácil de eu achar em algum momento.

"... sentiu um sufoco desconsolado no fundo do peito. Como se tivesse inspirado um pequeno e duro pedaço de nuvem sem perceber."

"A pessoa privada de liberdade sempre odeia alguém."

"A originalidade nada mais é que a imitação criteriosa da realidade. Voltaire, que era realista, disse isso."

"Era o sorriso de um gato dormindo ao sol"

"Tsukuru ficou sem palavras por um tempo. Ele foi perdendo a força, como um saco perde água por um pequeno furo."

"Na minha opinião, a verdade é como uma cidade soterrada na areia. Em alguns casos a areia se acumula com o tempo, e em outros ela é soprada para longe e a cidade mostra gradualmente a sua forma."

"Talento é como um tipo de recipiente. Por mais que a pessoa se esforce é difícil mudar o seu tamanho. E nele não cabe água acima de uma determinada quantidade."

"Nunca passou pela experiência dolorida de não conseguir o que deseja. Mas, por outro lado, até onde ele se lembra, nunca experimento a alegria de obter a custo o que realmente desejava"

"Como podemos ver, nós sobrevivemos. Tanto eu quanto você. E as pessoas que sobrevivem têm responsabilidades que precisam assumir. É continuar sobrevivendo assim, firmemente, dando o melhor de si. Mesmo que só consigam fazer muitas coisas de forma imperfeita."

"Talvez aos olhos dos outros eu pareça uma pessoa tranquila, mas não é uma tarefa fácil. Dá mais trabalho do que aparenta. E, mesmo que esteja conseguindo manter o equilíbrio, não significa que o peso total que recai sobre mim tenha ficado leve."

é isso compre o livro na livraria cultura, na saraiva ou na travessa






Nenhum comentário:

Postar um comentário